sábado, 8 de agosto de 2009

Bmw 130i x Audi A3 Sportback

Para estreiar o Blog, começarei com uma comparação que a muito tempo queria ver.
A um tempo atrás, na 4 Rodas, saiu uma reportagem sobre a Bmw 120i contra o A3 2.0T.
Achei um pouco injusto, pois logo de cara, a Bmw vinha com 150cv e o Audi 200cv.
Para virar o Jogo, vamos fazer a disputa entre a Bmw 130i x Audi A3 Sportback.

A3 Sportback 2.0T

A Audi, na minha opinião, se desgastou muito com o Lançamento do A3 no Páis em 1996. O modelo vinha importado da Alemanha, e seu preço variava entre 60, e 90 mil +-... Com isso houve um estouro de vendas do modelo, que ficou até 2006, apenas modificando Direção, Lanterna e Farois. Hoje, não é dificil encontra modelos do ano 2000 na casa dos 25 mil reais, com isso aparece as aberrações na ruas, os chamados ''Tuning''.
Em 2007, chegou o esperado A3 Sportback,
nas versões 2.0T e 1.6 asp (ainda não entendi porque a Audi ainda insisti em importar a versão aspirada, um carro que rende apenas 103cv, deveria vir com um motor 1.8 com +-140cv).
O carro faz juz a marca, esportivo, elegante e seguro. O 2.0T encontra-se hoje na faixa dos 125 mil(2009), ele usado, chega a 85 -90mil(2007). A grande cartada da Audi foi o câmbio DSG, que pra mim, ja abre uma vantagem imensa contra os concorrentes. Para quem não gosta de carros automaticos por demora das trocas, vai se surpreender com o cambio. É um sistema de Dupla Embreagem, que antes mesmo de solicitado a próxima marcha, ela já está engatada e pronta pra troca, assim sendo, as trocas tornam-se mais rápidas(0,03 seg) que um câmbio manual.
O motor 2.0T, em baixas rotações, se mostra econômico, com o pé leve, faz 8,5km/l na cidade.
Quando o motor é exigido, ele se mostra agil, faz 0-100km/h em apenas 7 segundos.


Atinge Velocidade máxima de 234km/h, gera 200 cv de potência entre 5 100 e 6 000 rpm e 28,5 mkgf de torque, entre 1 800 e 5 000 rpm.

BMW 130I

A BMW, passa uma imagem melhor do que a Audi no Brasil, é um carro mais exclusivo, mesmo os preços sendo competitivos. Na Rua, uma Série 1 irá causar mais olhadas do que um Audi A3.
Com um motor que dispensa muitos comentários, um V6 3.0 alemão, rende 265 cavalos e 31,8 kgfm de torque entre 2.500 e 4.000 rpm. Isso quer dizer, em rotações baixas, o motor ta pronto pra levar o carro com grande aceleração. Na cidade, o consumo é de 6km/l. Infelizmente, o câmbio não tem a tecnologia da Audi, mais não perde seu mérito, tem 6 marchas e Borboletas no volante. De 0-100km/h o carro fica na casa dos 6 segundos, 1 a menos que o concorrente. Você encontra no mercado por um preço de 200mil, quase o dobro do A3, mais ainda sim, muito bem pago. Atinge máxima Velocidade em 250km/h, eletronicamente limitada.
Conclusão

Em questão de Motor a Bmw 130i leva fácil. O seu grande problema é o preço. Quem leva um carro desse na maioria das vezes é um apaixonado pela marca, que nunca compraria um Audi. Já o A3 ganha em tecnologia e conforto. Resumindo, são 2 grandes carros, de 2 marcas que fazem história, com um ou outro, você vai estar com um carrão.

12 comentários:

  1. mt legal o blog! está de parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Estou na maior dúvida na minha vida, este decissão e mais dificil do que a de casar.Estou em dúvida entre BMW 130i 07/08 e AUDI A3 Sportback S-Tronic 08/09.ja tive 3 BMW , devo trocar ?
    CLAUDIO NITEROI/RJ

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus, logo se ve que tu não entende muito de carros meu caro amigo, ou pelo menos nào de segmentos pelo menos quando se trata de Audi e BMW, em primeiro lugar a reportagem da revista que tu se refere é justamente do A3 Sportback x a BMW 130 e não 120!!! Em segundo lugar o Sportback é sim o rival em preço e segmento da 120 e não da 130, BMW 120 e A3 spotback são ambos carros de entrada das marcas audi e BMW (que tb dispoe o AUDI 1.6 para competir com a 118) o comparativo certo a ser feito com a 130 tanto em equivalencia de preço como motorização e segmento seria audi S3 sportback X 130, e ai meu amigo a BMW nem arrasta perto, bastar ver que o A3 quase andou junto com a 130 nos testes da quatro rodas para ver que o S3 com iguais 265 cvs e traçao quatro faria a BMW comer poeira, pois como tu mesmo disse o Audi possui um cambio muito superior ao da bmw e com motores em igualdade a relaçao cambio motor se destaca ainda mais a favor da Audi!!!

    um conselho caro amigo antes de fazer comparativos procure saber se eles tem procedencia, para não acabar passando vergonha!!!

    ATT: MAIKO MAGAGNIN

    ResponderExcluir
  4. Maiko acho que kem deveria se informar melhor antes de tecer algum comentário é vc. O teste na revista 4 rodas foi contra a BMW 120. http://quatrorodas.abril.com.br/carros/comparativos/conteudo_280662.shtml
    Parabéns pelo blog mas acho que se formos analizar pelo preço e pelo que as 2 marcas oferecem, deverias ter colocado o S3, mesmo o A3 Sportback não ficando tão para trás, já que a diferença de preço é absurda também. Sou proprietário de um A3 Sport 2011 e estou mto satisfeito com o carro. Melhor custo/benefício do mercado!! Qdo vc usa o Launch Control (sistema igual ao da F1 de controle de largada) parece estar em um parque de diversões!

    Abraços e Sucesso
    Rafael

    ResponderExcluir
  5. Amigos, uma dúvida: o Bmw 130 tem motor v6 ou é em linha?

    ResponderExcluir
  6. tenho uma bmw 130i....só posso dizer que é maravilhosa..hehe...e seu motor tem 6 cilindros em linha e não em V!!
    abs

    ResponderExcluir
  7. tenho um A3 sportback branco 2011/11 completasso!! coloquei molas eibak e rodas do S3... esta maravilhozu!!!! e como anda este carro viu, soh coloco gas. podium. imbativel nas estrada! acabei fechando negocio com um
    S3 2011/12 preto de tanto entusiasmo pois ele consegue ser bem superior ao A3. nao saio mais da marca audi eh excelencia em veiculos(resumindo).A marca mudou mto de alguns anos para cah... na minha opiniao eh o melhor carro do mundo(S3) em sua categoria para kem busca otimo "desempenho", tecnologia, acabamento de primeirissima, beleza e conforto para viagens/dia-a-dia dentro do limite de R$210 mil . aqui estah a opiniao! opiniao de kem jah dirigiu e teve inumeros carros! grato pela oportunidade

    ResponderExcluir
  8. Eu já tive oportunidade de dirigir um 130i e um A3. E por isso acho essa comparação entre ambos um tanto descabida. O 130i está em outro nível! Mas é muito melhor mesmo. O prazer em dirigir é outro. O nível do acabamento e etc. Sem contar que é tração traseira, enquanto o Audi é dianteira. Só isso já faz uma grande diferença na estabilidade na curva e na diversão ao dirigir. No design então nem se fala. A série 1 é tão mais ousada, que o A3 fica tão sem graça perto dela... Mas sem dúvida a Audi tem a vantagem do câmbio!
    Realmente a comparação mais correta é entre A3 e 120...
    Mas é claro que essa comparação foi interessante.

    ResponderExcluir
  9. Bem, para que não haja futuras controvésias sobre o tema abordado, acho que o detentor do Blog, além de sucinto foi extremamente sensato em suas palavras quanto à matéria aduzida. Com razão, todavia. Deixemos as interpretações extensivas de lado. Para quem entende e apaixonado é por automóveis, BMW e Audi são marcas consagradas e titularizadas como elite no mundo empírico, principalmente aqui no Brasil. Agora, é óbvio que a Audi requer bem mais manuntenção do que a BMW, talvez, por serem alimentados por turbo compressão. Acredito eu, que a BMW tem maior durabilidade que a concorrência em questão. Outro ponto que devemos levar em consideração é no que tange a depreciação, a Audi é bem mais acentuada. Comparar uma BMW 120i (4 cilindros 150cv - manca) com um Audi A3 Sportback 2.0 turbo é covardia; muito embora estejam no mesmo patamar de preços. Eu vou de Audi, é claro. Agora, no que diz respeito a BMW 130i, a conversa muda totalmente. Usado, ambas divergem de preço... já presenciei diferenças significativas, em até 15 mil reais, carro é dono!

    ResponderExcluir
  10. Não se compara Audi com BMW em se tratando de mesmo preço. A BM sempre vai ser mais carro, e isso é claro já lá na Alemanha mesmo e fica ainda mais nítido quando se trata de modelos exportados para o terceiro mundo. Audi gosta de motores menores e turbo comprimidos ao passo em que BMW adota motores mais robustos de mais torque e aspirados, sempre com tração traseira o que confere maior grau de prazer na condução. No meu ver, a 130i deixa um A3 2.0T muito pra trás em desempenho e mais ainda em conjunto e briga de igual pra igual em desempenho com o S3 e deixa pra trás também no conjunto. Ambos são carros bacanas mas BM é BM né.

    ResponderExcluir
  11. Só uma correção, o motor da 130i não eh v6, e sim 6 cilindros em linha!!

    ResponderExcluir